terça-feira, 9 de agosto de 2016



As Transformações do Mundo Socialmente Globalizado e o Apogeu Tecnológico


Muito se fala da globalização, porém o termo não refere-se apenas a união dos mercados e da diminuição das barreiras comerciais entre países, também reporta-se ao apogeu tecnológico que proporcionou a “integração do mundo”!

A tecnologia veio para ficar e sua relação com na sociedade contemporânea é indissolúvel! Nos comunicamos, aprendemos, trabalhamos, compramos, vendemos, criamos laços de afinidade, etc., “fazemos tudo” através de ferramentas que auxiliam no encurtamento do espaço e na economia de tempo: computadores, smartfones, tablets e seus softwares e aplicativos são a “mão da roda” do século, pois viabilizam exercer diversas atividades ao mesmo tempo.

Mas como dizia minha avó que “tudo em excesso faz mal”, nesse universo tecnológico é necessário tomar alguns cuidados. No século passado o trabalho era extremamente laborioso, os processos morosos, a comunicação era difícil, porém, as pessoas eram “mais felizes” em suas relações pessoais, as declarações de amor eram frequentemente mais sinceras e os filhos daquela geração mais obedientes. Hoje, temos trabalhos voltados para o exercício da mente, nos comunicamos praticamente durante as vinte e quatro horas do dia não importando o local onde estiver, os processos correm velozmente, as declarações deixaram de ser sinceras e os filhos desta geração sofrem do mal da desobediência e da “síndrome zumbi”.

Enfim, podemos afirmar que a tecnologia tem seus prós e contras, assim é interessante utilizá-la na “dosagem” certa, pois tornou-se essencial no movimento e crescimento dos mercados, indispensável nas relações humanas,  fator crucial na evolução da sociedade e também um grade vetor disseminador das doenças do novo século.


6 comentários:

  1. Bom dia Keyla, assim como todos avôs e avós sempre nos disseram: "Tudo em excesso faz mal".
    Muito boa a colocação, a tecnologia veio pra ficar sim, mas você ressaltou muito bem quando se diz respeito às crianças, que crescem achando que podem tudo, podemos arriscar dizer que a época de jogar bola na rua, soltar pipa, brincar de escolinha, etc., coisas de criança não existem mais.
    Eu penso que tanto nós como as crianças nos tornamos cada vez mais escravos das máquinas e dos recursos que elas nos trazem.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      A Cada dia estamos nos tornando mais escravos da tecnologia pela praticidade oferecida e as nossas atitudes refletem nas novas gerações, afinal somos educadores, espelhos dos filhos, sobrinhos, irmãos mais novos e eles aprendem conosco que participar dessa escravidão. Com essa evolução tecnológica cresce o nosso desinteresse pelas atividades manuais e as relações verbais!

      Estou gostando dessa coisa de blog kkkkkk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Keyla.

    Como sempre, os excessos! Nada que é bom resiste a eles. A tecnologia pode ser nossa aliada ou nossa inimiga: a escolha é nossa. Isso não é só com a tecnologia, é com tudo na vida. E como pais, devemos conduzir nossos filhos, ensinando-os desde cedo a fazer as escolhas certas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias,

      Sim a escolha é nossa, porém muitas fezes deixamos ela escolher por nós kkkk.
      Ah, poste os seus comentários tbm no fórum para ser avaliado!

      Abraços!

      Excluir